Psicoterapia e substâncias psicoativas (álcool e outras drogas)

Pesquisas brasileiras  evidenciam que as drogas lícitas, como o álcool e o tabaco, são as mais consumidas. O álcool é a droga que provoca os maiores danos à sociedade, sendo 10% da população mundial alcoolista. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a terceira maior causa de morte evitável no mudo. A maconha é a terceira droga mais consumida pela população brasileira, 2,3% da população já fez uso de cocaína e 0,4% de crack.

Existe uma estigmatização aos usuários e dependentes de álcool e outras drogas que muitas vezes provoca sua marginalização e exclusão social, podendo impedir o acesso ao tratamento especializado.

A psicoterapia com usuários e dependentes de álcool e outras drogas tem o intuito de promover uma reflexão sobre o modo do sujeito se relacionar com a droga e identificar o lugar subjetivo e objetivo que ela ocupa em sua vida, estimulando estratégias de enfrentamento e redução dos fatores de risco. A psicoterapia de grupo e a psicoterapia familiar se destacaram nas últimas décadas como abordagens significativas no tratamento.

Andressa Martins Belisario – Psicóloga

CRP 06/112488